Oficinas & Workshops

O objetivo principal do Janela Mágica é levar a fotografia Pinhole ao maior número de pessoas, principalmente crianças e adolescentes sempre criando mecanismos que permitam a permanência da atividade analógica na fotografia . Pensando nisso, o Projeto desenvolve duas modalidades de atividades: as oficinas e os workshops sobre a técnica fotográfica Pinhole. Saiba mais:

Oficina: Este é o formato mais completo, abrangendo de 3 a 4 encontros, em que os participantes vão da teoria à prática da fotografia Pinhole.

– Em um primeiro momento são apresentados os conceitos básicos da história da fotografia, apresentando o princípio da Câmara Escura e possibilitando o contato dos participantes com câmeras fotográficas que marcaram época. O interior do nosso trailer além de ser um laboratório para processos analógicos P & B , também se trata de uma Câmara Escura Gigante, onde os participantes podem vivenciar a formação da imagem em tempo real.

– Na segunda parte apresentamos a técnica Pinhole e as características da câmeras Pinhole e suas peculiaridades. Após essa introdução teórica, os participantes confeccionam suas próprias câmeras fotográficas Pinhole, com a utilização de latinhas e outros materiais alternativos.

– Com as câmeras prontas, os participantes colocam em prática o que aprenderam e saem para fotografar com suas câmeras Pinhole.

– Após a captação da imagem, os participantes participam da revelação das fotografias no laboratório móvel do Projeto. 

Workshop: Este é o formato mais simples, com apenas 1 encontro que, geralmente, dura um turno (manhã ou tarde). Nesse workshop, os participantes passam por uma breve parte teórica, em que são apresentados aos conceitos básicos da história da fotografia e da técnica Pinhole e, em seguida, fotografam com as câmeras do Projeto. As imagens captadas são então reveladas em nosso laboratório móvel.

Fechar Menu