O que é Pinhole?

Pinhole,Buraco de Agulha,Câmeras de Orifício ou Câmeras sem lente?

Uma Pinhole, basicamente, é uma câmera fotográfica sem lentes, que pode ser feita a partir de caixas de papelão, latas, caixas de fósforos ou máquinas fotográficas convencionais desmontadas, além de outros materiais alternativos.
O princípio é bem simples, basta vedar completamente o recipiente à entrada de luz, fazer um furinho com uma agulha em um dos lados e prender um papel ou filme fotográfico no lado oposto. No nosso caso, usamos o papel fotográfico para imagem em preto e branco (P&B).
Ao se abrir o furinho, a luz penetra na câmara escura e fixa a imagem no papel fotográfico por meio de uma reação química e física entre a luz e a película existente no papel fotográfico.
Depois disso, precisamos revelar o papel em um laboratório químico/fotográfico. O resultado é o negativo de uma foto em preto & branco.
O fascínio por essa atividade tão simples e, ao mesmo tempo, surpreendente foi o impulso que nos levou a criar o itinerante ‘’Projeto Janela Mágica’’.

Câmeras Pinhole

Em mais de dez anos de história, o Janela Mágica já se aventurou e inovou diversas vezes, fazendo câmeras fotográficas Pinhole com as mais inusitadas embalagens. Confira um pouquinho desse acervo!

Fechar Menu